MOBILIDADE URBANA E O DIREITO À CIDADE

 Apresentação2

O crescimento desordenado e expansão da cidade, apropriando-se do espaço sem planejamento, trazem o debate sobre mobilidade, o direito à cidade e o acesso aos serviços nela oferecidos, transbordando aos olhos o uso do público pelo particular e o abandono dos espaços destinados à população que mais sofrem com a falta dos equipamentos e ausência de transporte público de qualidade.

Considerando direito à mobilidade como o direito à cidade, de ir e vir, melhorar e de construir de forma participativa o espaço urbano e as garantias de acesso igualitário e democrático aos bens econômicos, culturais e sociais da cidade, discutir a mobilidade urbana significa problematizar a realidade inclusiva/exclusiva, que permeia o cotidiano das cidades e seleciona de forma hierarquizada, e elitista, os que podem ou não desfrutar e exercer efetivamente o direito à cidade.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns posicionamentos sobre a mobilidade urbana e o acesso à cidade a partir de mapas que evidenciam e diagnosticam a realidade urbana enquanto Orla de Vitória, objeto de estudo, e exibem possibilidades de desenvolvimento e melhorias, como calçadas adequadas às pessoas com dificuldades de locomoção, ciclovias, transportes aquaviários, materiais didáticos contemplando o espaço modificado no tempo e sua influência e mudança no cotidiano, a falta de acesso às praias e espaços “livres” destinados ao lazer, informações de projetos oficiais e não realizados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, impedindo que os diversos grupos sociais possam se deslocar pelo centro urbano centralizado no litoral.

O déficit modal destinado ao público, o alto custo e a precariedade do mesmo, a falta de alternativas como ciclovias e hidrovias são obstáculos à utilização de serviços e acesso aos locais do cotidiano, como trabalho, escolas, hospitais e residências, que em suma produzem a necessidade do indivíduo em abandonar o coletivo e preocupar-se com a aquisição de automóveis, que cada dia mais promovem congestionamentos e o caos urbano, além da grande emissão de poluentes sendo extremamente prejudicial à vida e a qualidade ambiental ambiente.

A partir das bibliografias e coleta das informações empíricas é possível constatar nos mapas apresentados que as alterações e intervenções urbanísticas esbarram nos interesses econômicos de determinados grupos sociais, representados nos mapas pelos bairros de maior concentração dos serviços e facilidades, deixando os demais trechos da cidade à margem do desenvolvimento equilibrado.

Mapa: Artigo Científico

Mapa Artigo Científico

Mapa: JornalJornal_Breno
Mapa: Livro didáticoDidático_AlineMapa: Livro CientíficoLIVRO CIENTIFICO Mapa: OficialMapa Oficial Mapa: TurísticoTURISTICO Mapa: FolderFolder

Referências:

Geobases
Levantamento de campo
Aerofotolevantamento IEMA 2007/08
ACOMAC. Projeto Calçada Cidadã. Disponível em: <www.acomaces.com.br/arquivos/Projeto_Calcada.doc>. Acesso em: 26 de agosto de 2013.
acompanhe-o-minuto-a-minuto-a-manifestacao-desta-quinta-feira-4.html>. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: < https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/484660_490292777723945_1720820157_n.jpg&gt;. Acesso em: 29 de ago de 2013.
Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/07/noticias/cidades/1452018-
Disponível em: <http://imguol.com/c/noticias/2013/06/29/28junho2013—manifestantes-protestamcontra-emissora-de-televisao-em-vitoria-es-na-noite-desta-sexta-feira-segundo-a-policia-militar-3-milpessoas-participaram-do-protesto-que-terminou-em-1372478311285_956x500.jpg&gt;. Acesso em: 29 de ago de 2013.
Disponível em: <http://s2.glbimg.com/9M4ighI0Kzn_Hf3VZePOfz5Bcgc=/620×465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/06/28/choque_3aponte.jpg&gt;. Acesso em: 29 de ago de 2013.
Disponível em: <http://s2.glbimg.com/hdlWGIueNiBl9X3W6w3gcyyuFQE=/620×465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/06/20/cda200613gz387_1.jpg&gt;. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.capixabao.com/portal/img/noticias/17110_1.jpg&gt;. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.es.gov.br/Noticias/161663/governo-autoriza-novas-obras-de-integracao-e-mobilidade-urbana.htm&gt;. Acesso em: 30 de Agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/24/dsc_1684-26363.jpg&gt;. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.eshoje.jor.br/_midias/jpg/2013/06/24/dsc_1674-26361.jpg&gt;. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.rjnoticias.com/wp-content/uploads/ponte2.jpg&gt;. Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.tecnogeek.com.br/wp-content/uploads/2013/07/IMG_9760F.jpg&gt;.Acesso em: 29 de agosto de 2013.
Disponível em: <http://www.vivareal.com.br/venda/espirito-santo/vitoria/bairros/enseada-do-sua/apartamento_residencial/&gt;. Acesso em: 29 de Agosto de 2013.
Disponível em: <http://www3.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2013/06/28/ric_2_min_ceeaf-954983.jpg&gt;. Acesso em: 29 de ago de 2013.
FIGUEREDO, D. Lanchas com ar-condicionado. A Tribuna, Vitória, p. 6, 23 de ago. 2013.
GASPARINI, Samira. Calçada Cidadã garante mais acessibilidade. Disponível em: <http://www.vitoria.es.gov.br/sedec.php?pagina=projetocalcadacidada&gt;.Acesso em: 26 de agosto de 2013.
MENDONÇA, M. Quarta Ponte terá oito pistas, duas só para ônibus. A Gazeta, Vitória, p. 4, 24 de fev. 2012.
MENDONÇA, M. Terceira Ponte: faixa para ônibus só cabe com ampliação. A Gazeta, Vitória, p. 8, 29 de fev. 2012.
NADER, Elizabeth. Construção de calçadas precisa de orientação. Disponível em: <http://www.vitoria.es.gov.br/sedec.php?pagina=construcaodecalcadas&gt;. Acesso em: 26 de agosto de 2013.
Prefeitura Municipal de Vitória. Downloads. Disponível em: <http://geoweb.vitoria.es.gov.br/&gt;. Acesso em: 26 de agosto de 2013.
SIMÕES, Daniel. Secretário da SETOP Fábio Damasceno apresenta o Programa de Mobilidade Metropolitana. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=aGSBBk5Ufls&gt;. Acesso em 19 de ago. 2013.

Deixe um comentário