Oficial_ThiagoDuda

Imagem

O mapa acima, elaborado pela Fundação CEPERJ chama a atenção pelo interessante esforço de representação das transformações dos limites administrativos dos municípios do Estado do RJ desde o ano de 1500 até 2001. O mapa menor, no canto superior esquerdo, demonstra a configuração territorial inicial do período compreendido. Esta informação não está explícita no mapa, mas está esclarecida no texto que antecede o link que dá acesso ao mapa.

É fato que o entendimento da evolução dos desmembramentos dos municípios não é dado de imediato, há que se fazer um esforço considerável, pois o mapa principal sugere bastante confusão, muito pela dificuldade intrínseca de representar dados ao longo do tempo. Mas é sim possível, a partir do mapa, reconstituir esse processo, o que o torna eficaz no seu propósito.

Um dificultador, que é citado no texto, é a imprecisão de dados de um longo período da história; a legenda com cor em azul, por exemplo, é um intervalo de tempo bastante grande, cujo reflexo são algumas confusões na interpretação da origem de alguns municípios, que às vezes recebem mais de uma seta, ou seja, são originados de mais de um município; isto torna confuso traçar a trajetória em sua formação.

As miniaturas de municípios colocados em pontos mais distantes ajudam também a reduzir as interferências entre as setas, o que tornaria o mapa quase ilegível.

Apesar de ser um mapa bastante denso, difícil de sr lido, atinge o objetivo, considerando as dificuldades da representação temporal e da escassez de dados antigos importantes.

Referência:

FUNDAÇÃO CENTRO DE INFORMAÇÕES E DADOS DO RIO DE JANEIRO. Desmembramentos Municipais: Estado do Rio de Janeiro 1500/2001. Rio de Janeiro: Fundação CEPERJ, 2013. 1 mapa. Escala indeterminada. Disponível em: <http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/info_territorios/divis_politico_administrativo.html&gt;. Acesso em 30 jun. 2013.

Deixe um comentário